26 outubro , 2023

REFIS 2023 propõe facilitar a regularização dos tributos atrasados

REFIS 2023

Por Gilberto Scislewski Filho – OAB-GO: 42.087

Advogado Tributarista da Jacó Coelho Advogados. Mestre pela Alliance Manchester Business School. MBA em Economia e Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. MBA em Negociações Econômicas Internacionais pela PUC-GO. Membro da Comissão de Direito Tributário da OAB-GO.

 

 

A prefeitura de Goiânia deu início a mais uma campanha para angariar fundos ao cofre municipal: o REFIS 2023. O Programa de Recuperação Fiscal propõe facilitar a regularização de tributos em atraso de pessoas jurídicas ou físicas perante a União, reduzindo multas e juros. Este ano, o REFIS acontece juntamente com a XVIII Semana Nacional de Conciliação e 1ª Edição da Semana Nacional de Autocomposição Tributária, e as negociações se estenderão até 15 de dezembro.

Todos aqueles que possuírem débitos tributários fiscais, débitos não tributários, ajuizados ou não, seja pessoa física ou jurídica e em valor igual ou menor que 20 milhões de reais podem se beneficiar das facilidades e descontos oferecidos.

A redução das multas e dos juros, ainda que já tenham sido parcelados e/ou reparcelados, observará percentuais que variam de 70% a 99% dependendo da forma de pagamento. Dívidas pagas à vista possuem desconto de juros e multas de 99%, ou parceladas em até 60 meses, com a redução de juros e multas entre 70% e 90%.

Lembrando que nenhuma parcela poderá ser inferior a R$100,00 (cem reais) e que as custas processuais, honorários de sucumbência e emolumentos cartorários (caso existam) serão pagos à vista.

Ponto admirável a ser observado é a possibilidade de regularização de imóveis com alíquota reduzida do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis – ITBI para 1,5% neste período do programa de recuperação de crédito. Até então, o valor era de 2%. Levando-se em conta que os valores envolvendo negociação de imóveis sempre são cifras maiores, isto pode representar uma economia real no bolso do contribuinte.

Importante esclarecer, também, que a Prefeitura não está renunciando a 99% a 70% do valor total da dívida, mas apenas dos juros e multas. Além destes, incide também a atualização monetária desde o vencimento e disso a prefeitura não abriu mão.

Assim, o REFIS possibilita, por um lado, condições especiais aos contribuintes para que possam se organizar e quitar os seus débitos com valores abaixo da negociação tradicional. Por outro, o programa de renegociação possibilita a ampliação das receitas do município, arrecadando valores grandiosos que devem ser direcionados às melhorias para a nossa cidade.

Merece atenção o fato de que a transação individual deverá ser acompanhada por advogado, sob pena de nulidade. Daí a importância de uma assessoria jurídica de

confiança, que realiza um trabalho personalizado para melhor orientar o cliente, seja pessoa física quanto jurídica, dos seus reais benefícios. Desta forma, é possível evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia mais publicações

Blog

Novo DPVAT: avanço ou retrocesso?

WhatsApp Image 2024-06-12 at 12.27.20

Criminosos se passam por advogados – Tv Anhanguera

Blog (1)

Nova reforma da previdência: qual o impacto para os aposentados no Brasil?

Blog

O papel do registro de imóveis na segurança jurídica do mercado imobiliário

Blog

A interpretação dos contratos à luz da Lei da Liberdade Econômica: atuação do Judiciário deve se adequar?

Blog

Planejamento Tributário: chave para o sucesso empresarial

Acompanhe-nos no instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.