6 março , 2023

Seguro-Franquia para automóveis: um novo jeito de economizar

AdobeStock_280169944

Nesta contratação, as franquias passam a ser responsabilidade da seguradora, desde que o valor do prejuízo seja maior ou igual ao valor da franquia nos sinistros cobertos pelo seguro auto.


Em todos os contratos de seguro de automóvel existe uma franquia, que é a participação financeira obrigatória do segurado para ajudar a seguradora a arcar com os custos caso ocorra sinistro. A franquia garante que os segurados tenham mais cuidado e atenção ao conduzir o veículo, pois sabem que deverão se responsabilizar por parte do prejuízo caso aconteça algum acidente ou dano necessário de reparo. 

Dependendo do dano causado ao automóvel, fica inviável acionar o seguro, porque o valor obrigatório a ser pago a título de franquia é mais alto do que o próprio conserto. Para que situações como esta não aconteçam, existe o seguro-franquia, não muito popular no Brasil, que promete ser uma boa estratégia para economizar na hora da contratação do seguro auto. 

O seguro-franquia é o seguro que cobre a franquia do veículo. Ou seja, o percentual obrigatório a ser pago pelo segurado passa a ser responsabilidade da seguradora, desde que o valor do prejuízo seja maior ou igual ao valor da franquia nos sinistros cobertos pelo seguro automóvel.  É importante esclarecer que o seguro-franquia só tem validade enquanto o seguro principal do automóvel estiver vigente. Além disso, ele cobre apenas o primeiro sinistro dentro deste prazo de vigência e não há pagamento de franquia em caso de perda total. 

Mesmo diante estas regras, o seguro-franquia é uma boa estratégia para aqueles que não querem arcar com o alto custo de franquias de valores elevados, tendo suas taxas proporcionalmente menores ao valor da franquia do seguro principal. Ele serve para aquelas pessoas que possuem uma apólice de seguro de veículos nas categorias de passeio, utilitários, pick-ups e de carga; cujo valor da franquia estipulada seja de até R$ 8.000,00. 

O melhor momento para contratar o seguro-franquia serviço é simultaneamente ao ato da contratação do seguro auto, porém, caso você tenha um seguro em andamento e queira contratar o seguro-franquia, o valor pago será proporcional ao período que ainda resta na apólice. Esteja atento às condições impostas no contrato, quais as coberturas estão evidenciadas, para que dores de cabeça sejam evitadas mediante o sinistro e possível indenização. 


Por Lucimer Coelho 

Advogada sócia da Jacó Coelho Advogados. Doutoranda em Ciências Jurídicas pela Universidad del Museo Social – Argentina. Possui especialização em Direito Público (Direito Constitucional e Direito Administrativo) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO); MBA Gestão de Seguros e Resseguro (Executivo) e MBA Gestão Jurídica de Seguro e Resseguro pela Escola Nacional de Seguros (FUNENSEG). 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia mais publicações

Blog

Novo DPVAT: avanço ou retrocesso?

WhatsApp Image 2024-06-12 at 12.27.20

Criminosos se passam por advogados – Tv Anhanguera

Blog (1)

Nova reforma da previdência: qual o impacto para os aposentados no Brasil?

Blog

O papel do registro de imóveis na segurança jurídica do mercado imobiliário

Blog

A interpretação dos contratos à luz da Lei da Liberdade Econômica: atuação do Judiciário deve se adequar?

Blog

Planejamento Tributário: chave para o sucesso empresarial

Acompanhe-nos no instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.