4 maio , 2023

Discurso coeso e seguro é diferencial na entrevista de emprego

Entrevista de emprego

Por Alessandra Xavier de Oliveira Coelho

Advogada. Sócia e Diretora Administrativa da Jacó Coelho Advogados. Licenciada em Pedagogia. Pós-Graduação em Formação de Professores pela Pontifícia Universidade Católica de Goiânia (PUC-GO). MBA de Gestão Jurídica de Seguros e Resseguros. MBA em Liderança Integral e Gestão Organizacional – Franklin Covey, Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia (IPOG-GO).

 

 

Um bom currículo costuma abrir as portas em um processo seletivo, pois apresenta o perfil do candidato, com sua identificação e qualificações. Porém, é na etapa seguinte, na entrevista, que o profissional será avaliado minuciosamente pelo recrutador para além de suas habilidades técnicas, mas por sua postura, personalidade e identificação com a cultura da empresa. Por isso, é crucial que o candidato saiba se comportar adequadamente, sem simulações, tendo em mente que um discurso coeso e verdadeiro é sempre o melhor caminho rumo à vaga desejada.

A primeira dica para quem deseja se destacar em uma entrevista de emprego é ter conhecimento sobre a vaga e empresa em questão. Qual o perfil desta empresa? O que ela espera de seus colaboradores? Quais suas missões e valores? O perfil do profissional se enquadra à cultura da organização? Após identificar se há uma conexão, o entrevistado terá maior segurança e poderá demonstrar, em sua fala, interesse genuíno em fazer parte da equipe, o que certamente lhe renderá pontos positivos.

Esteja atento ao dia e horário da entrevista marcada, seja pontual e não demonstre insegurança na sala de espera. Uma boa aparência, com uma vestimenta adequada ao ambiente organizacional, é muito importante para causar boa impressão. Preocupe-se em demonstrar tranquilidade, segurança e fluidez na comunicação verbal e gestual. Ser educado e cordial, não atropelando a fala do recrutador, respondendo com clareza o que é perguntado, podem ser diferenciais.

Durante a entrevista, serão discutidos os talentos e as habilidades do entrevistado, apontando os pontos fortes para o trabalho e possíveis pontos fracos. Neste momento, ao se deparar com as fraquezas, o autoconhecimento é essencial na busca de caminhos de mudanças e melhorias que podem contribuir para o aperfeiçoamento e crescimento profissional. Assim, o candidato deve apresentar soluções para os problemas que podem surgir, transformando suas fraquezas em pontos fortes. Ainda que as perguntas feitas pelo recrutador possam causar certa insegurança, nunca minta. Falar a verdade é item básico.

Em casos de entrevistas online, certifique-se de que terá uma boa conexão com a internet, som, imagem e câmera para que a comunicação não se perca. O seu local deve estar silencioso, com um fundo genérico e com boa luminosidade. Sempre verificar se não tem risco de alguém entrar no quadro da câmera sem ser solicitado. Esteja vestido adequadamente, como se estivesse presente fisicamente. As boas impressões também são importantes nos ambientes virtuais.

Mais do que um currículo extenso, as empresas buscam colaboradores otimistas, que estejam abertos ao aprendizado e queiram, realmente, integrar à equipe e vestir a camisa. Assim, demonstre em suas respostas autoconfiança e entusiasmo. Valorize suas experiências e esclareça como elas podem influenciar positivamente neste novo trabalho, destacando suas capacidades e suas ideias para tornar o ambiente mais produtivo.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia mais publicações

Blog

Novo DPVAT: avanço ou retrocesso?

WhatsApp Image 2024-06-12 at 12.27.20

Criminosos se passam por advogados – Tv Anhanguera

Blog (1)

Nova reforma da previdência: qual o impacto para os aposentados no Brasil?

Blog

O papel do registro de imóveis na segurança jurídica do mercado imobiliário

Blog

A interpretação dos contratos à luz da Lei da Liberdade Econômica: atuação do Judiciário deve se adequar?

Blog

Planejamento Tributário: chave para o sucesso empresarial

Acompanhe-nos no instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.