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Roubo, furto e danos em veículo dentro de estacionamento: quem responde?

01 junho 2021 - 10:00 Publicado por:

A maioria dos shoppings centers, lojas, supermercados e estabelecimentos comerciais que oferecem estacionamento, são responsáveis por roubo e furto dentro dessas dependências, sendo esse gratuito ou não. 

Isso porque o estacionamento não é um mero depósito de veículos, e sim, um diferencial e atrativo para a clientela, acarretando à empresa o dever de vigilância, segurança e o de guardar o veículo ali confiado. O descumprimento desses deveres, caso haja, gera a falha na prestação de serviço devendo ser o consumidor indenizado.

Recentemente, um casal que teve o seu carro arrombado dentro do estacionamento de um shopping center na cidade de Goiânia, foi indenizado em R$ 8.000,00 por danos morais e R$ 4.000,00 por danos materiais, em que a juíza responsável pelo caso determinou que o estabelecimento não ofereceu segurança aos consumidores.

Dessa forma, caso você, consumidor, tenha sido vítima de danos, roubo ou furto dentro de um estacionamento, guarde todas as provas dessa ocorrência: fotos do local estacionado, fotos de guaritas e chancelas (caso existam), fachada do estabelecimento, contato de testemunhas que presenciaram o fato e abra um Boletim de Ocorrência imediatamente. Guarde, também, os comprovantes das compras realizadas dentro do estabelecimento e, caso haja, o ticket de ingresso no estacionamento. Com as provas mencionadas, é possível buscar judicialmente o ressarcimento dos danos materiais e morais e defender seus direitos.