FALE CONOSCO

Publicações

A importância da revisão de contrato no processo de contratação de seguro

07 abril 2020 - 10:35

Todo contrato deve ser redigido e revisado com cautela. Se você está em processo de contratação de seguro, fique atento ao check-list deste artigo e evite problemas futuros.

É importante ressaltar que o auxílio de um corretor de seguros se faz necessário, caso não exista aptidão para compreender todos os termos descritos ou exista o interesse em ter mais segurança na data da assinatura.

 

A revisão do contrato de seguro

Nosso dia a dia é feito de contratos e acordos formais, mesmo em ações simples. Quantas vezes deixamos de ler os “termos de uso” de determinado site ou rede social, por exemplo? No entanto, no que tange a uma contratação de seguro ou serviços que irão impactar diretamente na saúde financeira de seu negócio demandam mais atenção.

Trocadilhos à parte, é preciso sentir-se seguro no momento da assinatura. Não há contratos inegociáveis, sobretudo antes de uma leitura minuciosa e criteriosa. Isso irá resguardar te resguardar e garantir tranquilidade em caso de imprevistos.

 

O contrato de seguro

Antes do check-list, é importante compreender a composição do contrato de seguro. Conhecer suas particularidades é o primeiro passo para uma revisão eficaz.

Cavalieri Filho, jurista brasileiro, define o “risco, a mutualidade e a boa-fé” como os três principais elementos da celebração da contratação de seguro. Esses aspectos merecem uma especial atenção no decorrer da leitura do contrato.

O risco é o dano hipotético que independe das partes envolvidas. Sem risco, não há a necessidade do seguro. A pergunta “estou me protegendo de quais eventualidades?” deve ser respondida ao longo do contrato, especialmente para avaliação das cláusulas de riscos cobertos e riscos excluídos.

A mutualidade é a troca entre segurado e segurador, uma vez que ambos possuem responsabilidades – tanto deveres quanto direitos – no contrato.

E, por último e não menos importante, a boa-fé, que define a boa intenção das partes no desenvolvimento do acordo formal, que é reflexo das atitudes das partes, que devem agir com lealdade, probidade e conduta correta nas suas declarações e na sua prática em relação ao objeto do contrato.

 

A revisão de contrato no processo de contratação de seguro

É de responsabilidade do segurado o entendimento dos termos antes da aceitação. Fique atento aos itens a seguir:

– Revise seus dados e os dados da empresa de seguro contratada.
– Leia as obrigações de cada parte com atenção. Obrigações não muito claras podem trazer complicações no momento de necessidade.
– O tempo do contrato, desde a assinatura: quando começa, quando termina e como irá funcionar a renovação.
– Garantias asseguradas: entenda seus direitos e se há algum tipo de carência para a solicitação.

– Garantias excluídas de cobertura: veja se as exclusões incluem situações de relevância para seu risco e para o objeto do contrato.
– Valores: talvez a parte mais importante. Saiba o quanto vai pagar e de qual forma.
– Dados confidenciais: entenda como seus dados serão protegidos.
– Em quais ocasiões será pago o prêmio ou deixar de ser pago. É importante lembrar que os danos passarão por perícia.
– Rescisão: as consequências da rescisão antecipada por qualquer uma das partes deve ser compreendida.

 

Agora que você tem seu check-list e entende a importância da revisão, saiba que não precisa fazer isso por conta própria. Fale com a nossa equipe para uma avaliação do contrato de seguro e atendimento personalizado. Somos especialistas em promover resultados e soluções!