Notícias JCA

Liderança Feminina - Alessandra Xavier Coelho

Publicado por Comunicação JCA ALESSANDRA XAVIER DE OLIVEIRA COELHO | 08 Mar 2018 - 16:30

Veja a seguir os principais trechos de nossa conversa com a Alessandra Xavier Coelho, Diretora Administrativa, Financeira e Recursos Humanos.


COMUNICAÇÃO JCA: Por que ter também mulheres em cargos de liderança na sua empresa?
ALESSANDRA XAVIER COELHO: Porque as mulheres têm qualidades e características favoráveis e são tão eficientes quanto os homens, para assumirem postos estratégicos e de grande responsabilidade em nossa empresa.

O que pode ser feito nas empresas para abrir caminho para as mulheres chegarem à liderança?
Começar a avaliar o potencial do universo feminino e promover mais oportunidades a elas para assumirem esses postos de lideranças, como é feito com o universo masculino. Por que não um equilíbrio entre esses universos?

Dados apontam que empresas que têm mulheres na liderança costumam lucrar mais. Que características as mulheres carregam que as tornam tão boas em liderar a equipe e garantir resultados?
Em geral, as mulheres são mais dedicadas e comprometidas, têm alto nível qualitativo em suas atividades, têm percepções mais aguçadas, entregam mais e com maior eficiência suas tarefas e possuem mais paciência e facilidade de executar várias coisas ao mesmo tempo, além de outras qualidades.

Porque você acha que existe tanto preconceito das mulheres se tornarem líderes de empresas?
Penso que ainda envolve diversas questões, entre elas a cultural. Entretanto, na nossa empresa é totalmente diferente. “Hoje o número de mulheres é a maioria”.

Como educar a sociedade para fazer com que as mulheres conquistem mais o seu espaço no mercado de trabalho?
É importante mostrar, de uma forma continua e a todos, os seus reais valores e sua importância em nossa sociedade. Com objetivo de combate a preconceitos e discriminação. Pois, o direito ao trabalho deve também garantir o direito da mulher à gestação, à maternidade e à amamentação de seus filhos, sem desvalorização de seu acesso e permanência no mercado de trabalho.

Quais pontos da carreira ou da vida delas foram determinantes para elas chegarem onde estão hoje?
Ter foco e determinação e sempre ter em mente que o desempenho de homens e mulheres nas empresas não é diferente, são iguais. Só precisamos ter mais oportunidade no mercado de trabalho para mostrarmos o nosso potencial. Por isso, fica a dica a todas as executivas: "Vocês não devem desanimar nunca. Vencer o preconceito é uma tarefa árdua e diária, mas, sempre faça o seu melhor".

Para finalizar, qual frase é especial para você?  “Nunca desista de seus sonhos!”