Publicações

Por que o seguro rural é importante para o seu negócio?

04 junho 2019 - 17:20 Publicado por: Rita de Cássia Azevedo de Paula

* Rita de Cássia é sócia da Jacó Coelho Advogados
OAB/TO
4.999

Sabemos que a atividade agropecuária é um segmento fundamental para a economia do nosso país e se mantém em constante ascensão. Neste cenário, o seguro rural tornou-se um dos instrumentos de redução de riscos mais procurado pelos profissionais do setor. Quem trabalha com a vida no campo sabe que a grande variação de preços, eventos naturais diversos como doenças e pragas e, especialmente, as condições climáticas imprevisíveis, fazem do agronegócio um setor altamente suscetível a perdas e exposto a altos riscos financeiros.

Diante desta realidade os seguros rurais têm ganhado espaço, permitindo às seguradoras ofereceram produtos diversos de modo a garantir cobertura aos mais variados imprevistos.  Ainda que caminhando a passos curtos, se comparado ao mercado de seguros Norte Americano, o seguro rural brasileiro tem tido melhorias constantes com a crescente ampliação de coberturas disponibilizadas aos produtores. Em sua maioria os seguros rurais brasileiros têm sido comercializados para médios e grandes produtores, enquanto os pequenos têm se beneficiado de programas governamentais que garantem a segurança das produções e criações, diante da ocorrência de fenômenos naturais que eventualmente venham a atingi-los.

Segundo definição da Susep (Superintendência de Seguros Privados) o seguro rural cobre não só a atividade agrícola, mas também a atividade pecuária, o patrimônio do produtor rural, seus produtos, o crédito para comercialização desses produtos, além do seguro de vida dos produtores. A instituição frisa ainda que o objetivo maior do Seguro Rural é oferecer coberturas que, ao mesmo tempo, atendam ao produtor, à sua produção, à sua família, à geração de garantias a seus financiadores, investidores, parceiros de negócios, bem como todos interessados na maior diluição possível dos riscos. Neste sentido, temos que o seguro rural é o conjunto amplo de seguros dirigidos à agricultura e à pecuária, enquanto o seguro agrícola é uma espécie do ramo de seguro rural, direcionado as culturas permanentes e temporárias.

A vantagem mais significativa entre as diversas modalidades do seguro rural é, sem dúvida, a oportunidade de recuperar o dinheiro investido em seu negócio após a ocorrência de um evento danoso. O produtor deve estar atento às calamidades que a cada ano assolam diferentes regiões do país, seja por excesso ou escassez de chuva, geadas, doenças, e até mesmo as variações de preço dos produtos em decorrência de quedas na economia. São acontecimentos que na maioria das vezes fogem da precaução humana e devem ser incluídos na gestão de riscos de criações e lavouras, de forma a manter a estabilidade financeira dos produtores. Portanto, se considerar a contratação de um seguro rural, pesquise uma seguradora que atenda às necessidades do seu tipo de produção, tamanho do seu empreendimento e riscos em potencial. Para o produtor que não conhece ou não havia ainda pensando em contratar esse tipo de seguro, vale a pena investir, entender como funciona e quais os seus benefícios.