Publicações

Por que as empresas devem começar a investir em auditoria trabalhista?

22 janeiro 2020 - 18:59

O mercado de trabalho cada vez mais exige uma administração inteligente e ciente dos riscos aos quais a empresa pode estar exposta. Saiba a importância de começar a investir em auditoria trabalhista em um cenário em que as relações trabalhistas estão em constante mudança. 


O que é auditoria trabalhista?

Na rotina corporativa faz-se necessária uma consultoria para adequar a legislação trabalhista à realidade da empresa, de forma a evitar problemas futuros. Cabe ressaltar que litígios trabalhistas podem ocorrer por diversos aspectos, não somente situações extremas de exploração de recursos humanos.

A auditoria trabalhista é responsável por desenvolver o controle preventivo a situação que possam afetar as relações de trabalho com os colaboradores. O auditor irá atuar na criação de estratégias de reversão de problemas em oportunidades e identificação dos motivos que fazem os colaboradores recorrerem à Justiça do Trabalho.


Quando contratar uma auditoria trabalhista?

Não há uma regra que estabeleça quando a auditoria trabalhista deve ser contratada. Esse investimento deve constar nos planos de expansão e melhoria das empresas, uma vez que essa área irá atuar na organização de processos e, consequentemente, nos níveis de satisfação dos colaboradores.

Culturalmente, os empresários brasileiros não recorrem à prevenção dos problemas de origem trabalhista, optando por resolver os problemas, quando surgem, no judiciário. Em geral, a auditoria trabalhista é buscada por empresas multinacionais e estrangeiras, que têm como prática a antecipação de problemas.

Os valores despendidos para resolver impasses trabalhistas afetam consideravelmente o orçamento das empresas, que poderiam reverter esse quadro agindo de forma preventiva através da contratação de uma auditoria trabalhista.


Problemas evitados pela auditoria trabalhista

A legislação trabalhista ainda é negligenciada por grande parte dos empresários, que lidam, posteriormente, com os problemas relacionados a erros e fraudes. Entre os problemas mais comuns, podem ser mencionados:


Hora extra

O gerenciamento do registro do ponto é um dos casos mais recorrentes de reivindicações. A auditoria trabalhista irá atuar na acuracidade dos pagamentos em comparação às horas trabalhadas.


Assédio moral e sexual

Processos decorrentes de danos morais e sexuais demandam o pagamento de altas quantias de dinheiro. Treinamentos de conscientização são necessários para evitar tais problemas e proteger os ativos humanos da empresa.


Acidentes e doenças

Atitudes que previnam a ocorrência de acidentes e doenças de trabalho, bem como a conscientização para saber lidar da melhor forma com colaboradores que passaram por essa situação devem ser tomadas para evitar problemas futuros.


Justa causa

Erros nas dispensas por justa causa ocasionam sérios problemas para as empresas e podem ser evitados por uma constante fiscalização tanto nos procedimentos de desligamento, quanto contratação.


FGTS, descontos e benefícios

Outra situação que gera litígios trabalhistas diz respeito ao cumprimento de regras voltadas aos descontos efetuados nos rendimentos brutos do trabalhador. São falhas que podem ser corrigidas com a atuação da auditoria trabalhista.

Não são apenas esses erros que geram encargos e impactos negativos para as empresas. A auditoria trabalhista irá fiscalizar todas as práticas erradas que podem causar danos às partes envolvidas no contrato de trabalho.

Fale com a gente e descubra como podemos ajudar a sua empresa a promover resultados e soluções.